Share |

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estudante de Comunicação da UFRJ cria rede social para alunos trocarem informações de matérias e professores

É bem por aí que o Mark Zuckerberg nasceu para o mundo com o Facebook!

A Matéria segue abaixo.

***

Publicada em 13/04/2011 às 09h46

RIO - Arthur Jacob não tem pretensões de virar um novo Mark Zuckerberg, mas criou uma rede social muito útil para os estudantes da UFRJ. Aluno de Rádio e TV, o paulistano, que sempre enfrentou problemas no sistema online de inscrição em disciplinas, inventou o SIGA Social (SS). No site, todos podem pedir ajuda aos colegas universitários e tirar dúvidas sobre se vale a pena cursar uma determinada matéria, se aquele professor é bom e, de quebra, descobrir quem serão seus companheiros de turma.

ÚlTIMA CHANCE:UFRJ divulga quarta chamada da lista de espera do Sisu 2011

O nome é inspirado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), através do qual os alunos da UFRJ se inscrevem - ou ao menos tentam se inscrever - nas disciplinas de seus cursos.

- Peguei a lista dos 88 cursos no site da UFRJ. No SS, cada disciplina tem sua página para comentários. É uma mistura de rede social com utilidade pública, para achar informações e resolver problemas da vida acadêmica - explica Arthur.

O SS deu tão certo que, logo no seu primeiro período de inscrições, teve adesão de mais de 1.100 universitários de 72 cursos diferentes: 25% dos usuários são de Engenharia; 23%, de Comunicação, 7%, de Direito; e 5%, de Arquitetura. Os outros cursos têm 4% ou menos.

Bruna Viglio, estudante de Psicologia, descobriu o SS pelo Facebook e curtiu.

- O Siga é burocrático, e às vezes a ementa não tem nada a ver com a matéria. Já o Siga Social é genial: ajuda a saber se o professor é bom, se dá trabalho ou prova... Se todo mundo aderir, vai ser ótimo para os alunos - diz Bruna.

A iniciativa também foi aprovada por Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.

"O Siga Social é uma mistura de rede social com utilidade pública (Arthur Jacob)"

- A avaliação das disciplinas e dos professores pelos alunos é importante. É legal a ideia de levar para a internet, de maneira respeitosa, a conversa de corredor e bar sobre esses assuntos. O próprio Siga criou um sistema de avaliação no último semestre, mas a adesão foi muito baixa. É fundamental divulgar essas iniciativas - diz Ivana.

Se depender de Arthur, a rede social não vai se limitar ao período de inscrições em disciplinas. O SS já está na versão "beta", e ele prepara inovações:

- Vamos adicionar novos recursos nos próximos meses. Vários professores usam o Yahoo Grupos e blogs para divulgar o conteúdo de disciplinas. A ideia é incorporar esse conteúdo e transformar o SS numa extensão virtual do campus.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário