Share |

sexta-feira, 25 de março de 2011

História das Redes Sociais de 1930 a 2011

Segue um link para um trabalho bacana que mostra a história das redes sociais de 1930 a 2011. Parece bacana.


Abs,

Alexandre

Early Adopters

Fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, agradece pessoalmente o primeiro milhão de usuários por serem "early adopters". Leia a carta (com maior resolução) aqui.

Por Camila Faria.

Currículo criativo com QR Code

Não está na hora de apresentar seu currículo de forma mais criativa?

Hábitos dos brasileiros na web e nas mídias sociais

Brasileiros e Internet

Segundo relatório E. Life, realizado em janeiro de 2011:

- 45% dos Brasileiros acessam internet via celular, colocando este aparelho em terceiro lugar (fica atrás, apenas, para os computadores desktops e notebooks).

- 40% dos entrevistados passam mais de 41 horas por semana na Internet – média de 6h diárias.

- Desta parcela, 47,2% acessa regularmente o Twitter e 48,5% o Facebook.

- 85,6% usa a internet para troca de mensagens instantâneas via MSN e outros messengers.

- 85,1% dos usuários passam a maior parte do tempo online monitorando seus perfis em sites de redes sociais.

- 64% afirmam usar o MSN enquanto usa, também, os sites de redes sociais.

Audiência no Twitter

Outra pesquisa recente, agora sobre o Twitter (especificamente), foi lançada pelo Scup e versa sobre ‘os horários nobres ‘ neste microblog. Segundo a pesquisa, existem dois momentos claros de audiência no Twitter: das 14h às 17h e das 20h às 22h. A pesquisa, contudo, pondera que, embora esses horários apresentem um maior número de circulação de tweets, não significa que enviar mensagens nestes horários seja garantia para o sucesso.

Fontes: ProXXima e Blog do Guia

Compras Coletivas: Ferramenta de Fidelização?

Por Bette Romero Burlamaqui

Sabedor que sou usuária contumaz das compras coletivas, meu amigo Paulo me ligou para alertar: “compras coletivas? Nunca mais”!
Estranhei o desabafo e quis saber as razões. Ele contou que comprara uma promoção em um rodízio japonês, na Zona Sul do Rio. Ao chegar com a mulher, informou sobre os cupons de compra coletiva e aguardou. Mas, ao perceber que pessoas recém chegadas eram passadas à frente, questionou e foi informado: “clientes normais têm prioridade”.
Pessoalmente, já tinha ouvido histórias de tratamentos de beleza vendidos “gato por lebre”, passeios náuticos em embarcações velhas e superlotadas e produtos com problemas, mas ser considerado cliente de segunda categoria é demais para qualquer um.
Ônus e Bônus
Que as compras coletivas viraram uma verdadeira febre é incontestável. Tanto que até os gigantes Google e Facebook estão entrando neste mercado. No Brasil, surgiram em 2009 e, hoje, estima-se que mais de 700 sitesofereçam serviços e produtos por valores até 80% menor.
Mas, como nada é perfeito, esta expansão não está sendo acompanhada por um treinamento adequado do corpo funcional, para atender um número X vezes maior de clientes, no mesmo período. Pior: comerciantes e prestadores de serviços veem o usuário de compra coletiva como um cliente menor, que só conseguiu ir ao estabelecimento através do desconto. Estes negociantes só enxergam o aumento no faturamento e, como se estivessem diante de uma fonte inesgotável de lucro, agem como se o atendimento e o serviço prestado não tivessem a menor importância.
Cliente discriminado
De acordo com dados do Reclame Aqui, os maiores sites de compras coletivas no País (Clube Urbano, Peixe Urbano, Imperdível, Click On, Oferta Única, Brandsclub e Privalia) somaram 8.500 reclamações nos últimos 12 meses. E a reclamação mais freqüente é, justamente, a discriminação dos que usam esse tipo de oferta.
“Alguns clientes se sentem discriminados nos estabelecimentos porque o empresário não enxerga os sites de compra coletiva como um canal de publicidade, mas sim como um canal de vendas”, explica Maurício Vargas, diretor do site.
Os sites de compra coletiva, como as mídias sociais, chegaram para ficar. E o aumento exponencial de clientes exige o aumento proporcional na qualidade do produto/serviço prestado. As compras coletivas permitem, além do aumento nas vendas, a divulgação do estabelecimento. Isto porque, o novo cliente, que chegou até o estabelecimento através da compra coletiva, é consumidor potencial para os outros artigos da casa, além de voltar a utilizar os que conheceu. Ou seja: uma grande oportunidade para conquistar o novo freguês. Mais: se o novo cliente ficar satisfeito vai indicar o seu produto/serviço para amigos e parentes, aumentando ainda mais a clientela.
Porém, para se beneficiar deste novo nicho é preciso valorizar o cliente de compra coletiva. Ele é, hoje, o cliente fiel de amanhã. E para auxiliar nesta tarefa, aproveite para conhecer Sistema de Análise de Mídia, que além de acompanhar, mensurar e avaliar a sua presença nas mídias, afere e analisa eventuais reclamações. Link
Sobre a autora:
Bette Romero Burlamaqui é jornalista e professora universitária. No jornalismo empresarial, foi assessora de imprensa da Burson-Marsteller, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
É Diretora da Background Maxx Comunicação, empresa especializada no diagnóstico da imagem pública das empresas/instituições e na análise das ações da concorrência. Também é assina a coluna Calçadão, no portal PQN (www.pqn.com.br).
Na área acadêmica, é mestre em Educação, professora de pós-graduação em Comunicação Corporativa, Diretora-Executiva do Clube de Comunicação e Diretora do Sindicato dos Jornalistas do Município Rio de Janeiro, pela Comissão de Ética.
E-mail:better@background.com.br/ Skype: background.maxx/ Twitter: @backgroundmaxx/ Orkut, Linkedin, Facebook e Plaxo: Background Maxx Comunicação

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um dia na vida do Gestor de Mídias Sociais

Como seria um dia na vida de um gestor de mídias sociais? Buscando responder esta pergunta, o infográfico abaixo mostra o cotidiano deste profissional, cada vez mais requisitado no campo da comunicação digital. Quem é? O que faz? Quanto ganha em média? Que experiência deve possuir? Quais são seus hábitos? Etc.

Se não der para visualizar a imagem, clique aqui

Dicas para unir duas concorrentes e dar adeus a uma

Que tal um empurrãozinho a mais para por o Orkut para escanteio?

Esse empurrãozinho agora parte de um aplicativo gratuito que promete fazer o download e migrar todas as suas fotos do Orkut para o Facebook.

Se as fotos lá eram o único motivo para desativar a conta, pois não há mais coisas interessantes, agora chegou a hora de clicar nesse link ao lado ==>> Migrakut


terça-feira, 22 de março de 2011

LinkedIn cresce mais no Brasil

A LinkedIn atingiu nesta terça-feira a marca de cem milhões de usuários. Liderando a relação de países em que a rede social teve maior crescimento está o Brasil, que registra um aumento de 428% de perfis criados no ano passado, chegando a três milhões de usuários. Entre eles, executivos de companhias presentes na relação levantada pela revista 'Fortune' que lista as cem melhores empresas para se trabalhar em todo o mundo.

Os dados são comparativos entre os anos de 2009 e 2010 e revelam ainda que a rede social se expandiu fora o do terreno americano, com um crescimento de 178% no México, 76% na Índia e 72% na França.
Leia Mais

Fonte: oglobo.com.br/digitalemidia

curso gratuito , on line

Olá, bom dia!

Durante 2010, uma parceria entre iMasters PRO, developerWorks Brasil e IBM garantiu a realização de cinco cursos ao vivo via web gratuitos.

Uma série de doze novos cursos ao vivo já estão garantidos para 2011 e o primeiro tem início nesta quarta-feira, 23 de março, com o tema Reusabilidade na Utilização de Frameworks Automatizados.

Em uma hora e meia, o palestrante Alan Gonçalves vai abordar os processos automatizados de testes usando a Ferramenta IBM Rational Functional Tester, baseando o estudo na utilização de frameworks customizados, facilitando assim a reusabilidade e aumentando a produtividade. Esta apresentação com o suporte de Frameworks Automatizados tem sido demonstrada em Universidades e Faculdades, proporcionando oportunidades de alavancar além de suportar novas oportunidades de negócios e serviços.

Fico interessado pelo tema? Garanta sua inscrição, as vagas já estão abertas e são gratuitas!

Tema: Reusabilidade na Utilização de Frameworks Automatizados
Palestrante: Alan Gonçalves
Dia: 23 de março de 2011
Horário: 14 horas
Duração: 1h 30min

Att.,

Equipe iMasters PRO
www.imasterspro.com.br

Comércio eletrônico cresce 40% no Brasil, diz e-bit.

"SÃO PAULO - O e-commerce brasileiro teve um desempenho acima do esperado em 2010. O faturamento do setor apresentou um crescimento nominal de 40% alcançando R$ 14,8 bilhões frente aos R$ 10,6 bilhões em 2009." Saiba mais...

Apple libera app gratuito que promete ‘libertação da homossexualidade’

App para iPad e iPhone que promete “curar o homossexualismo” faz parte do movimento “ex-gay” promovido pelo grupo religioso “Exodus International”

Está disponível na página iTunes, a loja online da Apple, um app promovido pelo grupo religioso Exodus International para iPad e iPhone que promete “curar o homossexualismo”. Este aplicativo está atraindo diversos ataques a Apple que classificou este aplicativo com uma pontuação “4+”, ou seja, o conteúdo dele não é impróprio, mas eles se esquecem que a forma de pensar não apenas de uma pessoa, mas de um grupo como o seu próprio Life Style, sendo eles clientes, irão ter tal disseminação como uma ofensa pessoal.

Olhando através de outra semântica, já pensaram se eles fizessem um app que possuísse a mesma classificação, porém tendo o foco voltado a “curar os mulçumanos”? Creio que o Steve Jobs ou quem viesse criar tal app, estaria, digamos, em maus lençóis.

Uma frase que eu costumo utilizar desde os meus 12 anos quando a ouvi pela primeira vez, cairia muito bem neste momento, cada um com o seu cada um, claro que, sem interferir nas próprias decisões ou opções alheias que consistam em estilos já moldados ao longo de suas vidas; tudo deve partir de uma escolha pessoal.

Essa novela, pelo visto terá novos capítulos junto a todo este protesto que já ganhou as mídias digitais e interativas, tendo arrebanhado mais de 130 mil assinaturas até a data de hoje no site charge.org. Enquanto a discussão prossegue, compartilho com todos o pensamento de um líder que através das mídias utilizadas em sua época conseguiu atrair e disseminar mensagens de impacto para a reflexão de um preconceito que ele vivia na pele.

***

Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

Martin Luther King

Fontes: Opinião e Notícia, G1 e Buzzfeed

AACD - Sua chance de transformar erros em acertos

Por todos esses dias de aulas, falamos sobre quebrar paradigmas. Às vezes, uma ideia boba e pequena pode ser tão genial que surpreende. Não sei se vai dar certo, se vai gerar muitas doações ou cliques, mas achei esta campanha da AACD inovadora.

A ideia consiste em doar o famoso “Page not Found” (Página não encontrada ou “Erro 404”) para a AACD criando um link direto. Você baixa um arquivo zip e substitui o a página de erro por um link para a instituição com o seguinte texto:

“Sua chance de transformar erros em acertos”.


Você vincula sua empresa à uma causa nobre sem gastar nada. A empresa ganha status de benfeitora e a AACD ganha visibilidade aumentando arrecadação de doações.

Mais informações, no site da campanha.

Publicado por Carlos Cidra.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cursos Onlines Gratuitos

Quem atualmente não busca se atualizar, acaba sendo deixado para trás em um mercado que busca cada vez mais profissionais qualificados. Visando esta ideologia, a Fundação Getúlio Vargas está disponibilizando em seu site 23 Cursos Onlines gratuitos com uma carga horária que varia de 05 horas a 30 horas.

Alguns cursos que ganham destaque ao meu ver são:

  • Produto, Marca e Serviços - Carga Horária: 05 horas
  • Processo de Comunicação e Comunicação Institucional - Carga Horária: 05 horas
  • Gerenciamento do Escopo de Projetos - Carga Horária: 05 horas
  • Qualidade em Serviços - Carga Horária: 15 horas
  • Sociologia - Carga horária: 30 horas

Para adquirir o certificado do curso os alunos deverão fazer uma prova presencial contendo 10 questões e acertar no mínimo 70% da mesma.

Como não é um post pago, então divulgo sem dor na consciência que a empresa Walmart Brasil está patrocinando esta iniciativa educacional, meus parabéns a ela e que outras mais sigam o exemplo.

Eu já me cadastrei em um curso. E você, vai se cadastrar também? Aproveite esse tempinho vago e invista em conhecimento!

Did you Know?

Para aqueles que quiserem analisar melhor as mensagens e como elas foram evoluindo nas versões seguintes; aqui está o vídeo exposto na turma pelo Fred Amorim e mais dois que continuam a saga.

V 3.0



V 4.0



V 5.0



Recrutamento Social

Vídeo sobre como as mídias sociais são um ótimo lugar para achar os funcionários ideais para a sua empresa - ou para encontrar um bom emprego. (postado pela Lisandra via twitter).



Por Camila Faria