Share |

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Twitter e o fim da unanimidade


"Obviamente que sempre existiu o assunto do dia ou o escândalo da vez, que toma o nosso tempo em debates na fila do banco ou bebendo uma cachaça com os camaradas no boteco da esquina. Ou até mesmo um ou outro site que reverberava os assuntos mais quentes da semana ou sacaneava aqui e ali as nossas celebridades.

A diferença é que, agora, não se trata de manifestações isoladas, mas um único canal no qual todo mundo pode dizer o que pensa ao mesmo tempo. Sem o filtro de jornalistas, articulistas ou coisa que o valha, apenas o cidadão comum abrindo a boca para falar o que lhe dá na telha."

Confira o artigo completo aqui.

Por Camila Faria.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quando crianças experimentam objetos da NOSSA INFÂNCIA.

O banco Itaú fez esse vídeo, onde colocou crianças reais em contato com brinquedos e tecnologias antigas (década de 80 e 90) para promover que esse banco acompanha a mudança dos tempos.



Em um mundo onde muitas crianças aprendem a digitar antes mesmo de aprender a escrever, o que elas achariam de objetos que foram grandes novidades ontem, mas já viraram peças de museu hoje? O Itaú fez o teste ;-)

Postado por Carlos Cidra

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Blog Petrobras De Carona com Elas

Pessoal, conheçam o blog da Petrobras voltado ao público feminino. É um canal de relacionamento com esse público, onde informamos sobre carro, mecânica, viagem, combustível, trânsito, etc. http://blog.bolsademulher.com/decarona

Estudante de Comunicação da UFRJ cria rede social para alunos trocarem informações de matérias e professores

É bem por aí que o Mark Zuckerberg nasceu para o mundo com o Facebook!

A Matéria segue abaixo.

***

Publicada em 13/04/2011 às 09h46

RIO - Arthur Jacob não tem pretensões de virar um novo Mark Zuckerberg, mas criou uma rede social muito útil para os estudantes da UFRJ. Aluno de Rádio e TV, o paulistano, que sempre enfrentou problemas no sistema online de inscrição em disciplinas, inventou o SIGA Social (SS). No site, todos podem pedir ajuda aos colegas universitários e tirar dúvidas sobre se vale a pena cursar uma determinada matéria, se aquele professor é bom e, de quebra, descobrir quem serão seus companheiros de turma.

ÚlTIMA CHANCE:UFRJ divulga quarta chamada da lista de espera do Sisu 2011

O nome é inspirado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), através do qual os alunos da UFRJ se inscrevem - ou ao menos tentam se inscrever - nas disciplinas de seus cursos.

- Peguei a lista dos 88 cursos no site da UFRJ. No SS, cada disciplina tem sua página para comentários. É uma mistura de rede social com utilidade pública, para achar informações e resolver problemas da vida acadêmica - explica Arthur.

O SS deu tão certo que, logo no seu primeiro período de inscrições, teve adesão de mais de 1.100 universitários de 72 cursos diferentes: 25% dos usuários são de Engenharia; 23%, de Comunicação, 7%, de Direito; e 5%, de Arquitetura. Os outros cursos têm 4% ou menos.

Bruna Viglio, estudante de Psicologia, descobriu o SS pelo Facebook e curtiu.

- O Siga é burocrático, e às vezes a ementa não tem nada a ver com a matéria. Já o Siga Social é genial: ajuda a saber se o professor é bom, se dá trabalho ou prova... Se todo mundo aderir, vai ser ótimo para os alunos - diz Bruna.

A iniciativa também foi aprovada por Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.

"O Siga Social é uma mistura de rede social com utilidade pública (Arthur Jacob)"

- A avaliação das disciplinas e dos professores pelos alunos é importante. É legal a ideia de levar para a internet, de maneira respeitosa, a conversa de corredor e bar sobre esses assuntos. O próprio Siga criou um sistema de avaliação no último semestre, mas a adesão foi muito baixa. É fundamental divulgar essas iniciativas - diz Ivana.

Se depender de Arthur, a rede social não vai se limitar ao período de inscrições em disciplinas. O SS já está na versão "beta", e ele prepara inovações:

- Vamos adicionar novos recursos nos próximos meses. Vários professores usam o Yahoo Grupos e blogs para divulgar o conteúdo de disciplinas. A ideia é incorporar esse conteúdo e transformar o SS numa extensão virtual do campus.


Fonte: O Globo

terça-feira, 12 de abril de 2011

Apresentação do Bruno Chamma

Segue abaixo a apresentação sobre mídias sociais, debatida com Bruno, durante a aula de ontem.